17/03/23

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Putin | CAUENDA NEWS


 Em causa estão crimes de guerra e o alegado envolvimento do Presidente russo em sequestros de crianças na Ucrânia. Um decisão que Moscovo já classificou como “insignificante”.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, esta sexta-feira, um mandado de detenção contra o Presidente russo, Vladimir Putin, acusando-o de ser responsável por crimes de guerra na Ucrânia.


Em comunicado, o TPI acusa Putin de ser "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".


TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.


Moscovo já reagiu considerando que se trata de uma decisão “insignificante” e “sem validade” jurídica. Já Kiev fala numa “decisão histórica” e avisa que “é só o início”.


Moscovo tem sido alvo de frequentes acusações de alegados crimes cometidos durante a invasão da Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro de 2022, embora as tenha negado sempre e garantido que não atinge alvos civis.

0 Comentarios:

Enviar um comentário

Copyright © 2017 - 2024 Cauenda News Todos Criterios Reservados
Editado Por: Cauenda News